Quer entender como funciona o SSL (Secure Socket Layer)? Ele é o elemento mais básico para todo e qualquer site que solicita dados dos clientes.
Sejam essas informações as mais básicas como nome, e-mail e telefone, até aquelas mais sensíveis como dados do cartão de crédito, CPF e senhas. Por lei, quando o usuário insere essas informações em uma página, elas passam a ser de responsabilidade do site que as solicitou.
Não raros são os casos de grandes vazamentos de dados que geram exposição das informações dos usuários e acarretam em grandes multas para as empresas que, por descuido, deixaram que esses dados fossem violados.
Mas, como funciona o SSL e como ele protege esses dados?
O SSL cria uma espécie de barreira nas mensagens trocadas entre usuário e servidor. Essa barreira é trancada por um cadeado que apenas o computador do usuário e o servidor terão acessos. E mesmo que um terceiro, sem autorização, consiga acesso às mensagens, ele não conseguirá interpretá-las, pois não possui a chave que dá acesso ao conteúdo. Ele até pode tentar acessar a força, mas o processo para quebrar essa criptografia, da qual os dados estão envoltos, pode demorar muito tempo.
Como o SSL é identificado em um site?
Além de entender como funciona o SSL, você precisa saber que ele pode ser identificado pelo cadeado verde localizado no lado direito da barra de navegação, aquela onde se digita o endereço do site. Ele geralmente é apresentado nas páginas que solicitam as informações dos clientes como carrinho de compras, formulários de contato e outros.
Minha empresa precisa de um SSL?
Se existe solicitação de qualquer dado do cliente é preciso protegê-lo e, sim, é necessário utilizar um certificado digital SSL. Quando falamos de lojas virtuais então, a necessidade é mais imediata. Além de proteger as informações do cliente, caso a loja opte por integração direta com bandeiras de cartão ou gateways de pagamento, é fundamental a utilização do SSL.
Além disso, uma pesquisa do Ibope / Conecta indicou que 56% dos clientes verificam se um site possui SSL antes de efetuar a compra. Portanto temos vários pontos que justificam a utilização desse certificado.
É importante salientar que a não utilização do SSL vai fazer com o que cliente seja exposto aquela mensagem “Esse site não é seguro, deseja continuar?”
Outro ponto que precisa ser destacado é que o Google tem utilizado o certificado digital SSL como critério de ranqueamento em seu sistema de busca. O chamado SEO ajuda os sites a se posicionarem melhor de forma orgânica.
Quem precisa de um certificado SSL?
Sites institucionais que:
- solicitam informações do usuário por meio de formulário de contato
permitem o acesso a aplicações web por meio de login e senha
deseja proteger as informações inseridas por colaboradores
querem posicionar o site por meio de buscadores
Lojas virtuais que:
- solicitam informações do cliente
desejam integrar com meios de pagamento
não querem perder vendas pelo fato do cliente não identificar elementos de segurança
esperam melhorar o desempenho em SEO
Tipos de SSL
Existem diferentes modalidades de SSL, mas os mais comuns são:
- SSL Simples
- SSL EV
O primeiro é o SSL mais utilizado e atende diferentes perfis de empresas. O segundo é indicado para grandes e-commerces e instituições financeiras e além da proteção disponível na outra versão, apresenta, ainda na barra de navegação, a razão social do negócio, além de mostrar uma barra verde que facilita essa identificação.